segunda-feira, 1 de abril de 2013

Doenças

Gripe ou Resfriado Comum.
Sintomas: Coriza, obstrução nasal, tosse e espirro.
Agente:Vírus, não há um vírus ao certo, existem vários tipos, por isso temos gripes/resfriado várias vezes ao ano.
Prevenção: Lavar as mãos com água e sabão. Vacina, porém ela dura somente um ano.

Poliomelite.
Sintomas: Febre e mal-estar.
Agente: Vírus, que penetra por meio da água ou alimentos contaminados ou por contato com a saliva e fezes de um doente.
Prevenção: Vacina, saneamento básico e medidas de higiene para evitar a propagação do vírus.

Dengue.
Sintomas: Na dengue clássica, alguns dias depois da picada, a pessoa apresenta febre alta de quatro a sete dias, dores musculares articulares, na cabeça e nos olhos, inflamação na garganta e sangramento na boca e no nariz; podem surgir, ainda, manchas vermelhas na pele.
Agente: Vírus, que é trasmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Prevenção: O combate ao mosquito é a medida mais importante para a prevenção da dengue.


Febre Amarela.
Sintomas: Febre, vômito, dor de estômago e lesões no fígado, o que torna a pele amarelada. A doença pode se apresentar de forma leve e até sem sintomas ou de forma grave, podendo levar à morte.
Agente: Vírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e do mosquito do gênero Haemagogus.
Prevenção: É feita com o combate ao mosquito e vacinação.

Raiva
Sintomas: Trata-se de uma doença fatal que ataca o sistema nervoso. A contração dos músculos responsáveis pela deglutição torna o ato de comer e beber muito doloroso, por isso a hidrofobia (hidro- água; fobia-medo), típica da doença.
Agente: Vírus, que é transmitido pela mordida de animais domésticos, principalmente cão e gato.
Prevenção: Vacinar os animais domésticos todos os anos. Quando a pessoa é mordida por qualquer animal, deve-se lavar o local da ferida várias vezes com água e sabão e procurar um posto de saúde para, se necessário, receber soro, vacina antirrábica e outros medicamentos.

AIDS
Sintomas: Febre alta persistente, tosse seca prolongada, suor noturno, edema dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses; Dor de cabeça e em todo o corpo; Cansaço fácil; Rápido emagrecimento;Perder 10% do peso corporal num mês, sem dieta e exercício; Candidíase oral ou genital persistente; Diarreia há mais de 1 mês e manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele.
Agente: O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus.
Prevenção: Usar preservativo em todas as relações, não partilhar seringas e evitar exposição de feridas com secreções de outras pessoas. 


Doenças causadas por protozoários.
Doenças de Chagas.
Sintomas:Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço.
Agente: É protozoário Trypanosoma cruzi, que é transmitido por percevejos triatomíneos, conhecidos como barbeiros. O protozoário sai pelas fezes do inseto e penetra pelo orifício deixado pela picada ou pela ferida feita quando a pessoa coça.
Prevenção: O controle populacional do barbeiro.

Doença do sono
Sintomas: O protozoário invade o sistema nervoso e provoca uma sonolência contínua e um enfraquecimento do corpo que acaba levando à morte.
Agente: O protozoário causador é o Trypanosoma brucei, com duas subespécies: Trypanosoma brucei gambiense e Trypanosoma brucei rhodesiense; ambas transmitidas pela picada da mosca Glossina palpalis ou tsé-tsé.
Prevenção: Consiste na eliminação da mosca tsé-tsé através da fumigação e em evitar as suas picadas através da utilização de mosquiteiras e repelentes ambientais ou de aplicação local.

Leishmaniose
Sintomas: Surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.
Agente: Leishmania braziliensis, transmitido pela picada de mosquitos dêmeas da família dos flebotomídeos e do gênero Lutzomya, conhecidos como mosquitos-palha ou biriguis, que se infectam ao sugar pessoas contaminadas.
Prevenção: A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, etc.

Malária.
Sintomas:Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo.
Agente: Plasmódio, que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, popularmente chamado de mosquito-prego (a fêmea necessita de sangue para a produção de ovos; o macho alimenta-se apenas da seiva das plantas).
Prevenção: Consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

Toxoplasmose.
Sintomas: Às vezes, o doente não apresenta sintomas, em outras há febre e aumento de linfonodos.
Agente: Toxoplasma gondi, que é transmitido pela ingestão de cistos presentes nas fezes do gato ou em carnes cruas ou malcozidas.
Prevenção: Evitar o consumo de carne malcozida, não beijar animais nem deixá-los lamber o rosto das pessoas, lavar as mãos depois do contado com animais ou com a terra por onde eles passaram, alimentá-los com comida cozida ou ração.

Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/doencas/malaria.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário