sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Angiospermas

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, estas apresentam duas "novidades": flores e frutos.


A flor e suas partes


  • Os órgãos suportes:

Pedúnculo - liga a flor ao resto do ramo.
Receptáculo - dilatação na zona terminal do pedúnculo, onde se inserem as restantes peças florais.

  • Órgãos de proteção (perianto):

Cálice - conjunto de sépalas. A sua função é proteger a flor quando em botão.
Corola - conjunto de pétalas (peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas protetoras de néctar na sua base, para atrair animais).

  • Órgãos de reprodução:

Androceu - parte masculina da flor, é o conjunto de estames. Estes são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios. São constituídas por um filete (corresponde ao pecíolo da folha) e pela antera (correspondente ao limbo da folha).
Gineceu -  parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferior designada ovário (local que contém óvulos). Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita (o estilete) e termina numa zona alargada que recebe os grãos de pólen, designada estigma. Geralmente este é mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinização.

Fonte: Só Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário