sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Angiospermas

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, estas apresentam duas "novidades": flores e frutos.

Gimnospermas


Pteridófitas



Samambaia, avencas e cavalinhas, são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas deste grupo.
Ao longo da história, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores, diferente das briófitas, que não as contém, por este motivo, as pteridófitas são consideradas traqueófitas. Tem o comum com as briófitas o lugar onde normalmente são encontradas (úmidos e sombreados)
Os vasos condutores possibilitou um transporte de água mais rápido pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado.

Briófitas

Pertencentes ao reino Plantae, as briófitas são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Doenças

Gripe ou Resfriado Comum.
Sintomas: Coriza, obstrução nasal, tosse e espirro.
Agente:Vírus, não há um vírus ao certo, existem vários tipos, por isso temos gripes/resfriado várias vezes ao ano.
Prevenção: Lavar as mãos com água e sabão. Vacina, porém ela dura somente um ano.

Poliomelite.
Sintomas: Febre e mal-estar.
Agente: Vírus, que penetra por meio da água ou alimentos contaminados ou por contato com a saliva e fezes de um doente.
Prevenção: Vacina, saneamento básico e medidas de higiene para evitar a propagação do vírus.

Dengue.
Sintomas: Na dengue clássica, alguns dias depois da picada, a pessoa apresenta febre alta de quatro a sete dias, dores musculares articulares, na cabeça e nos olhos, inflamação na garganta e sangramento na boca e no nariz; podem surgir, ainda, manchas vermelhas na pele.
Agente: Vírus, que é trasmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Prevenção: O combate ao mosquito é a medida mais importante para a prevenção da dengue.

domingo, 24 de março de 2013

Exercícios


Reino Protista


Caracterização
Os seres classificados no Reino Protista são unicelulares, microscópicos e suas células são eucarióticas, portanto com núcleo verdadeiro. Eles podem ser autótrofos ou heterótrofos. Podemos dividir o Reino Protista em dois grupos: o das algas e o dos protozoários.

domingo, 17 de março de 2013

Vírus

Os vírus não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de células vivas, causando doenças no ser humano e em outros seres vivos. São parasitas intracelulares obrigatórios (só se reproduzem no interior das células). Fora das células são inertes, capazes até mesmo se cristalizarem, como alguns minerais.
São formados por uma cápsula de proteínas, o capsídeo, com várias subunidades, os capsometros. No interior do capsídeo há um ácido nucleico (DNA ou RNA). A esse conjunto damos o nome de nucleocapsídeo.

Reinos


Reinos:

Monera - formado por bactérias, organismos unicelulares procariontes (sem envoltório nuclear)*, muitas são heterotróficas e algumas autotróficas.
Protista - reúne os seres unicelulares eucariontes (com envoltório nuclear), os protozoários (heterotróficos), como a ameba, e a maioria das algas unicelulares (autotróficas), como as diatomáceas. Depois, o grupo passou a incluir também algas pluricelulares (algas verdes, vermelhas e pardas).
Plantae - constituído pelas plantas terrestres, organismos eucariontes, pluricelulares e autotróficos.
Animalia ou Metazoa - compreende os eucariontes pluricelulares e heterotróficos por ingestão (ingerem moléculas orgânicas complexas retiradas de corpos de outros seres vivos).
Fungi - inclui os fungos, seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos por absorção (absorvem moléculas orgânicas simples do ambiente); a maioria vive da decomposição da matéria orgânica do ambiente.
*Procariontes: Principal característica é a ausência de carioteca, individualizando o núcleo celular. Também possuem um DNA na forma de um anel não-associado a proteínas.Estas células são desprovidas de mitocôndria, plastídeos, completo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana, que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.

Taxonomia





Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas ecológicas de cada animal ou grupo animal. 
A taxonomia se divide em dois grandes ramos. Um deles, a sistemática, trabalha com a divisão dos animais em grupos de acordo com suas semelhanças; e a nomenclatura, trabalha na definição de normas universais para a classificação dos seres vivos com o intuito de facilitar o estuda das espécies ao utilizar denomização universal.
Os seres vivos são classificados da seguinte maneira: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
As espécies é a unidade taxionônimca fundamental e agrupa seres vivos que possuem as mesmas características cromossômicas (nº de cromossomos), anatomia semelhante, fisiologia e desenvolvimento embrionário idênticos entre si, além de um critério fundamental: o cruzamento de animais da mesma espécie deve originar um novo animal fértil. O exemplo mais comum para se ilustrar o que é uma espécie é o cruzamento entre um jumento e uma égua. Ambos, aparentemente preenchem todas as características acima e poderiam ser da mesma espécie, entretanto de seu cruzamento nasce o burro, que é um animal infértil e, portanto o jumento e a égua não podem ser considerados como sendo da mesma espécie.
Espécies que apresentam algumas características comuns são agrupados em gêneros e estes, por sua vez são agrupados em família. Várias família formam uma orem. Claro que conforme se avança na classificação das espécies em sentido crescente (espécie à gênero à família...) a diversidade vai aumentando e as diferenças entre os seres também.
Várias ordens de animais com características predominantemente semelhantes, podem ser agrupados em classes. Um exemplo é a classe dos insetos, que agrupo animais como as abelhas, as baratas e as moscas, todas de espécies diferentes. As classes, por sua vez, fazem parte dos filos e os filos, são agrupados em reinos que é a classificação mais genérica dos seres vivos.

Informações retiradas do site: http://www.infoescola.com